sexta-feira, 17 de março de 2023

MARÇO AZUL: PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 




COMPROMISSO COM A PREVENÇÃO AO CÂNCER DO INTESTINO

 

O câncer de intestino continua ceifando vidas no Brasil. A despeito de a prevenção requerer exames simples, esse é um dos três tipos de câncer mais letais em nosso País, impondo sofrimento a milhares de pacientes e suas famílias todo ano. Para enfrentar e reverter esse cenário é preciso alertar a população e o poder público: saúde é prevenção. Com esse objetivo, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) uniram esforços em nova força-tarefa para levar essa mensagem aos brasileiros e lançar a campanha Março Azul 2023.

Focada no cidadão, a ação também quer sensibilizar profissionais da saúde, gestores públicos  e tomadores de decisão sobre os riscos relacionados a essa doença e a necessidade de se facilitar o acesso ao seu diagnóstico e tratamento precoces para reduzir seus indicadores. Essa meta deve unir o sistema de saúde e entidades de especialidades médicas, com foco na qualidade de vida e saúde da população brasileira.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou estudo estimando em 45.630 os novos casos de câncer de intestino ou câncer colorretal, no Brasil para o triênio de 2023 a 2025. Se vierem a se confirmar tais projeções, a doença alcançará um contingente superior a 136 mil pessoas. Segundo o INCA, o risco estimado é de 21,10 casos por 100 mil habitantes: sendo 21.970 casos entre os homens e 23.660 casos entre as mulheres.

A instituição também divulgou números que reforçam a necessidade de maior atenção para a doença: em 2020 foram registrados 20.245 óbitos por câncer de intestino (9,56 por 100 mil).Entre os homens, houve 9.889 óbitos, correspondendo a 9,55 mortes por 100 mil homens. Entre as mulheres, foram 10.356 mortes, correspondendo a 9,57 óbitos por 100 mil mulheres.

Considerando ser o câncer de intestino uma doença prevenível e com alta probabilidade de  cura se diagnosticada precocemente, a dor pela perda de cada uma dessas pessoas torna- se ainda maior, estímulo para que mantenhamos o esforço pela conscientização da população  e mobilização do sistema de saúde.




Hoje, cerca de 85% dos casos de CCR são diagnosticados em fase avançada, o que aumenta os custos com o atendimento de saúde – cirurgias, quimioterapia, radioterapia – e diminui as chances de cura para um dos tumores malignos mais frequentes e fatais no país. Evitar a doença e, principalmente, aumentar a possibilidade de cura e de sobrevida de seus pacientes exigem diagnóstico e tratamento precoces dessa doença.




FATORES DE RISCO 



             SINTOMAS DO CÂNCER DE INTESTINO



 

O câncer de intestino é uma doença evitável e, se diagnosticada cedo, tem até 90% de chance de cura! 

Para evitar o câncer de intestino, não fume, alimente-se de modo saudável, dando preferência a legumes, frutas, verduras e folhas. Evite o excesso de álcool e pratique atividades físicas com regularidade!    

A nossa empresa apoia o #marçoazul 

Informe-se e compartilhe os conteúdos dessa campanha! Vamos juntos combater e prevenir o câncer de intestino! 

@campanhamarcoazul

https://www.marcoazul.org.br/



MAIS INFORMAÇÕES:

https://www.instagram.com/campanhamarcoazul/

https://www.facebook.com/camp.marcoazul

https://www.instagram.com/fbg_gastro/

https://www.instagram.com/sobednacional/

quinta-feira, 9 de março de 2023

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 DIA INTERNACIONAL DA MULHER

                                               https://esquerdaonline.com.br/wp-content/uploads/2019/08/SITE-MULHERES3.png


 O Dia Internacional da Mulher é comemorado todos os anos em 8 de março para celebrar as conquistas das mulheres na luta por seus direitos e igualdade de gênero.

Essa data é uma oportunidade para relembrar a luta das mulheres por melhores condições de trabalho, direito ao voto, igualdade salarial, acesso à educação e saúde, e muitas outras questões importantes que afetam a vida das mulheres em todo o mundo.

A comemoração do Dia da Mulher também serve para conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade de gênero e para promover ações que ajudem a alcançar essa meta.

 

https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/be/2020/02/trabalhadoras-fabrica.jpg

O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977. No entanto, o dia 8 de março já era utilizado por movimentos femininos como uma data para celebrar a luta pelos direitos das mulheres desde o início do século 20. Vários eventos influenciaram a criação da data, mas dois entre eles são lembrados como determinantes para sua oficialização.

O primeiro - o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, em 1911 - foi uma tragédia que levou às capas dos jornais as terríveis condições de trabalho a que as mulheres eram submetidas. O segundo - um marco da História Contemporânea, a marcha das mulheres russa por pão e paz em 1917 - iniciou uma revolução de efeitos globais que reverberam até hoje.Em 25 de março de 1911 um incêndio atingiu a fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, nos Estados Unidos. Foi o mais mortal acidente industrial da cidade de Nova York, matou 146 pessoas; 23 homens e 123 mulheres. Quem estava no prédio teve pouca chance contra o fogo, pois as saídas estavam trancadas. A prática de fechar as portas das oficinas, para impedir a saída para pausas durante o turno, era uma das ações arbitrárias contra as trabalhadoras. O noticiário também revelou as péssimas condições de trabalho das vítimas. Cargas horárias extenuantes, que podiam chegar a mais de 16 horas diárias, salários incrivelmente baixos e locais insalubres eram alguns dos fatos da dura realidade vivida pelas operárias.

https://cdn.brasildefato.com.br/media/6d272dda0bed763013c9d59543510ae1.jpg

Desde o final do século 19, organizações socialistas e sufragistas feministas defendiam a criação de um data para lembrar a luta das mulheres por direitos. A marxista alemã Clara Zetkin é lembrada como principal idealizadoras da proposta. Em 1910, durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, Zetkin defendeu a criação de uma mobilização anual.

A revolta diante da tragédia na tecelagem Triangle se transformou numa bandeira por melhores condições de trabalho para as mulheres e acabou arregimentando mais ativistas para as diferentes causas femininas defendidas no Dia Internacional da Mulher.

Naquele 8 de março, mulheres saíram às ruas de São Petersburgo para pedir por pão, melhores condições de vida e pela saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Em fevereiro, operários russos já haviam começado a organizar uma série de protestos e greves. No dia 7 de março operários pararam a Putilov, maior fábrica da capital russa.

No dia seguinte, uma onda de insatisfação irrompeu entre as mulheres nas filas de racionamento de pão, elas se juntaram aos comícios do Dia Internacional da Mulher e a mobilização tomou conta das ruas de São Petersburgo. O movimento operário aderiu à manifestação e cerca de 50 mil trabalhadores entraram em greve. O evento marcou o início da chamada Revolução Russa de 1917. As demonstração também fortaleceram a causa do sufrágio feminino no país.

 

                                               https://www.sinesp.org.br/images/Eventos/2020/Mulher2020-Banner.jpg

Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março tornou-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres (em virtude da greve das russas). Também foi associado ao mês de março, a partir de então, o evento do incêndio em Nova York, ocorrido no dia 25, como narrado anteriormente.

A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.

O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero.

https://sp.unifesp.br/epe/desm/images/CSP/USER/imagens/capa/dia_das_mulheres.jpg


Fonte:

https://www.estadao.com.br/acervo/8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher-como-surgiu-a-data-para-celebrar-as-lutas-das-mulheres/

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm