sexta-feira, 29 de maio de 2020

Saúde Mental


Saúde Mental e Trabalho Remoto em tempos de Pandemia


Em tempos de pandemia da Covid-19, muitas pessoas estão trabalhando remotamente em suas casas e existe a necessidade de uma adaptação a essa nova realidade pela necessidade do distanciamento social.
Seguem algumas orientações que poderão ajudar neste momento:

1) Organize seu local de trabalho:

Dê preferência, se possível, a um lugar da casa reservado, diferente do local de lazer.

Muitas pessoas montam o local de trabalho na sala onde esta a TV e o sofá, ambiente que lembra as horas que deveriam ser de relaxamento. Isso pode prejudicar muito a concentração ou o aproveitamento das horas de lazer, pois haverá uma maior possibilidade de dificuldade da mente se conectar aos ambientes devidos.

Outra dificuldade será trabalhar com outras pessoas no mesmo ambiente que poderão estar fazendo uso da TV no horário do seu trabalho.

 

2) Seja disciplinado quanto ao horário do trabalho remoto.

Como a pessoa estará em casa ela poderá ser flexível quanto ao horário trabalhado, mas é necessário que neste horário a pessoa tenha sua atenção voltada para o trabalho como se estivesse no ambiente corporativo.

 

3) Mantenha um posto de trabalho adequado  ergonomicamente.

Muitas pessoas usam notebook sentadas no sofá da sala ou deitadas na cama. Isto é indevido porque o posto de trabalho em home office deve ser usado para essa função e estar adequado ergonomicamente para proteção contra os problemas osteomusculares.

 

4) Faça pausas com qualidade:

Fazer pausas simplesmente por fazer não é eficaz. Faça uso de aplicativos de pausa e se proponha nesse momento a fazer alongamentos e beber água, por exemplo.

 

5) Faça ginástica laboral

Faça exercícios para os olhos, alongamentos para o pescoço, ombros, pernas mãos, todos os dias. Na internet tem vários vídeos feitos por profissionais de fisioterapia que podem ser usados.

 

6) Mantenha a alimentação adequada.

Respeite o horário de suas refeições e neste momento saia do local do trabalho. Não misture momento de refeições com trabalho. Respeite  a função de cada momento.

Postagem autoral do GGSPAS/TRT24Região


 http://painel.programasaudeativa.com.br/images/coronavirus/sulamerica_2020_saude_artigo_homeoffice_17.png



 Trabalho Remoto e Vida pessoal

Data: 03 de maio de 2020


A pandemia de Covid -19 trouxe uma nova realidade no trabalho. Muitas pessoas passaram a exercer o trabalho remotamente  e nesse contexto tiveram que se adaptar a uma nova forma de estar em casa. Se antes havia a necessidade de   sair de casa para ir trabalhar, agora,   o trabalho esta junto com a pessoa , em casa. A possibilidade de misturar as duas coisa, vida pessoal e trabalho, é muito grande.

Afim de  que não ocorram interferências na vida pessoal é necessário que haja disciplina e determinação diária e dentro deste contexto,  algumas dicas são importantes, como:

  • Nunca misture os ambientes.
  • Encontre  em casa um lugar pra montar o home office.
  • Dê preferência para ambientes onde possa estar sozinho .
  • Estabeleça horários.

Estabelecer horários significa que, na medida do possível, o trabalho seja realizado dentro do mais próximo possível do que era exercido no ambiente corporativo. Ás vezes, em casa, a rotina muda e talvez não seja possível replicar o que havia no trabalho físico. Em tempos de pandemia, as pessoas podem inverter os horários ou mudar os hábitos. O mais importante é que o horário de trabalho não se misture com as outras atividades da casa.
Algo que pode acontecer é muitas vezes a pessoa não conseguir se desligar do trabalho e ultrapassar o limiar das atividades na vida pessoal, principalmente se estiver em isolamento social, onde não se sai à rua. A pessoa termina o que se propôs a fazer no dia, mas fica pensando no trabalho, no que poderia ter feito, simplesmente não desliga e não consegue se conectar à família. Fica o tempo inteiro pensando no que poderia estar fazendo quanto às atividades laborais. Lembrar que, antes, quando findava o expediente a pessoa desligava seu computador, arrumava sua mesa, pegava seus pertences e  fechava a porta saindo do local de trabalho.  E só voltava no dia seguinte. O trabalho era realizado no ambiente de trabalho. Agora, o local de trabalho foi pra dentro da casa. Na mente não existe um marco que delimita o fim do expediente.
Existindo então a necessidade de criar um ritual que estabeleça para a mente, que naquele momento o trabalho daquele dia terminou.
Uma boa ideia é, desligar o computador, arrumar a mesa de trabalho e tomar banho, por exemplo, sinalizando o  término do trabalho. A mente entende que o banho, naquele horário, significa não trabalhar mais, naquele dia.
Cada um vai criar as próprias estratégias, mas existe a necessidade de diferenciar de alguma forma a vida pessoal, do trabalho, no ambiente familiar.

Postagem autoral do GGSPAS/TRT24Região