sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

A campanha fevereiro roxo e laranja reforça ações para os cuidados e Prevenção de doenças crônicas

 




A informação é o mecanismo mais eficaz para conscientizar a população sobre a importância da prevenção para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Neste mês, a atenção se volta para a campanha Fevereiro Roxo e Laranja, que tem por objetivo conscientizar a população sobre quatro doenças: lúpus, fibromialgia, mal de Alzheimer (cor roxa) e leucemia (cor laranja).

 

Roxo: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

A campanha “Fevereiro Roxo” foi escolhida para alertar a tríade: do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. São duas doenças autoimunes e uma degenerativa de grande relevância, principalmente por serem ‘doenças silenciosas’ e de progressão gradual.

O lúpus é uma doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que pode provocar inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, pele, rins, medula óssea, coração, pulmões, olhos e cérebro

Os sintomas mais comuns são: manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, perda de peso, fraqueza, febre, dores nas articulações, convulsões e anemia. O lúpus não tem cura, mas existe tratamento de qualidade para controlar a evolução e os sintomas da doença.

Pessoas com lúpus devem manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição ao sol e realizar exames preventivos.

 

Fibromialgia: A fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dor generalizada em todo o corpo, além de aumentar a sensibilidade à dor.

Uma vez que o desconforto causado pela doença se mantém por vários meses e, até anos, pessoas que sofrem com fibromialgia também têm maior tendência para apresentar cansaço excessivo, problemas de sono e transtornos psicológicos, podendo evoluir para incapacidade física.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

Os sintomas mais comuns são cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. É comum a doença surgir após o sofrimento de um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. A prevenção é feita com a adoção de hábitos saudáveis, como prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e acompanhamento psicológico.


 Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença que provoca uma degeneração do cérebro, causando demência, caracterizada por dificuldade de aprendizado e de lembrar informações recentes, desorientação, problemas para nomear objetos e entender comandos. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória e a perda das habilidades intelectuais e sociais.

 

 Laranja: Leucemia

A campanha “fevereiro Laranja” visa conscientizar a população sobre a importância para os sintomas da Leucemia, um tipo de câncer maligno que atinge a medula óssea.

 O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que a detecção precoce é uma estratégia para encontrar um tumor em fase inicial e possibilitar maior chance de tratamento. O diagnóstico possibilita melhores resultados e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas, como:

 

  • palidez, cansaço e febre
  •   aumento de gânglios
  •   infecções persistentes ou recorrentes
  •  hematomas e sangramentos inexplicados, e,
  •  aumento do baço e do fígado

Diante da suspeita da doença, o paciente deverá realizar exames de sangue e procurar um hematologista para avaliação médica específica. A estimativa do INCA (2020) é de mais de 10 mil novos casos, sendo 5.920 homens e 4.890 mulheres.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células brancas do sangue, também conhecidas como leucócitos, que são as células de defesa do organismo. É considerada grave e pode ocorrer em todas as idades. Os sintomas incluem anemia, palpitação, falta de ar e dor de cabeça, entre outros já citados. O diagnóstico precoce é realizado com exames de sangue, principalmente o hemograma. A confirmação do resultado é feita por meio do exame da medula óssea (mielograma). Em alguns casos, é necessário fazer biópsia da medula óssea.

A campanha também reforça a importância da doação de medula óssea. O fato é que a compatibilidade entre doadores e pacientes é restrita e, por isso, as doações são fundamentais para salvar vidas.

 

Fontes:

Tua Saúde ; Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Ipcep – Pesquisa em saúde ; Sociedade Brasileira de Reumatologia

INCA

 

Os exames periódicos são ferramentas essenciais para a promoção da saúde e o diagnóstico precoce de doenças que, muitas vezes, evoluem de forma silenciosa. Conforme orientamos sempre em nosso material educativo, disponibilizado mensalmente em nosso o Blog Vida e Saúde do TRT, o acompanhamento regular permite identificar alterações ainda em fases iniciais, aumentando as chances de tratamento eficaz e de melhor qualidade de vida.

No mês de fevereiro, dedicado às campanhas de conscientização sobre o Lúpus, a Fibromialgia, o Alzheimer e a Leucemia, reforça-se a importância da informação e do cuidado contínuo com a saúde. A prevenção começa com o conhecimento e com a adoção de hábitos responsáveis, entre eles a realização periódica de exames.

 

Zeli Rodrigues / Assistente Social

Núcleo de Saúde e Programas Assistenciais

Tribunal Regional do Trabalho 24ª região

“Prevenção começa com conhecimento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário