terça-feira, 16 de junho de 2020



     

               Atualização sobre a Covid-19

O Center for Disease Control do governo dos EUA oficializou as evidências científicas emergentes sobre a transmissão do coronavírus (em resumo, empatia e bom senso):

1. Risco muito baixo de transmissão a partir de superfícies.
2. Risco muito baixo de atividades ao ar livre.
3. Risco muito alto de reuniões em espaços fechados, como escritórios, locais para cultos religiosos, salas de cinema ou teatros.

Outros dados interessantes, a carga viral necessária para iniciar a doença é ~ 1000 partículas virais (vp).

1. Respiração: ~ 20 vp / minuto

2. Fala: ~ 200 vp / minuto

3. Tosse: ~ 200 milhões de vp (o suficiente pode permanecer no ar por horas em um ambiente mal ventilado)

4. Espirro: ~ 200 milhões vp

5. Estar próximo de alguém (com ~ 2m de distância): baixo risco se o limite for inferior a 45 minutos

6. Conversando com alguém frente a frente (com máscara): baixo risco se o limite for inferior a 4 minutos

7. Alguém passando por você andando / correndo / andando de bicicleta: baixo risco

8. Espaços bem ventilados, com distanciamento: baixo risco
9. Compras: risco médio (pode reduzir para baixo, limitando o tempo e seguindo a higiene)

10. Espaços internos: alto risco

11. Banheiros públicos / Áreas comuns: Alto risco de fômites / transferência de superfície

12. Restaurantes: alto risco (pode reduzir a médio risco sentando-se ao ar livre com distanciamento e percepção do toque na superfície)

13. Locais de trabalho / escolas (mesmo com distanciamento social): risco muito alto, incluindo alto risco de transferência de fômites

14. Festas / Casamentos: risco muito alto

15. Redes de negócios /conferências: risco muito alto

16. Arenas / Concertos / Cinemas: risco muito alto

Os fatores principais que você pode usar para calcular seu risco são:

1. interior vs exterior
2. espaços estreitos versus espaços amplos e ventilados
3. alta densidade de pessoas vs baixa densidade
4. exposição mais longa vs exposição breve

Fonte:https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/how-covid-spreads.html

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Óculos e lentes de contato em tempo de Pandemia da covid-19
Para prevenir o coronavírus, troque as lentes de contato pelos ...
https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/04/oculos.png?w=680

Que cuidados é preciso ter com os óculos e lentes de contato durante a pandemia do coronavírus? Muita gente tem feito essa pergunta. Uma das principais orientações da Academia Americana de Oftalmologia é deixar as lentes um pouco de lado neste momento e optar pelos óculos.
O oftalmologista da Unimed Vitória Caetano Belotte explica que é fundamental não levar as mãos ao rosto para evitar contaminação pelo coronavírus. "E quem usa lentes de contato costuma manipular os olhos com mais frequência. Por isso, pode ser mais seguro usar os óculos neste período em que o número de casos da Covid-19 é crescente", explica o médico.

O especialista ainda destaca que os óculos acabam funcionando como uma barreira física, protegendo os olhos de possíveis gotículas emitidas por pessoas infectadas. "Mas isso, claro, não garante proteção total. Até porque é possível se contaminar se o contato com a gotícula for pela boca ou nariz", ressalta.

Se a lente de contato for a única opção, é preciso muito cuidado com a higiene na hora de manipulá-la. "Antes de colocar ou retirar as lentes, lave bem as mãos com água e sabão". O oftalmologista também recomenda que sejam utilizadas lentes de descarte diário, para evitar o reúso frequente.

Quem puder usar apenas óculos também deve ficar atento à higienização. "O coronavírus pode ficar por um tempo na lente e em outras partes dos óculos. Por isso, é fundamental limpar o acessório várias vezes ao longo do dia", enfatiza Belotte.

Uma dica é ter lenços umedecidos próprios para a limpeza da peça. "Se não tiver, o melhor é optar por água e sabão ou detergente neutro. Não use álcool".

Outra orientação importante é não deixar os óculos sobre superfícies que possam estar sujas ou mesmo contaminadas pelo coronavírus. "Evite também levar as hastes do acessório à boca. Adotando todos os cuidados de higiene, minimizamos os riscos".



Confira as dicas:

1 – Se puder, opte pelo óculos. Evite usar lentes de contato neste momento. Elas fazem com que a pessoa levar mais as mãos aos olhos.

2 – Se decidir usar lente, higiene bem as mãos antes de colocá-la e também no momento de retirá-la.

3 – Limpe os óculos várias vezes ao dia.

4 – Para a limpeza frequente dos óculos, use lenços umedecidos próprios para higienizar esse acessório. Mas se não tiver, utilize água e sabão ou detergente neutro. Não use álcool

5 – Não deixe os óculos sobre superfícies que possam estar sujas e até mesmo contaminadas pelo coronavírus.

6 – Não leve as hastes dos óculos à boca.
Reportagem do site :https://www.unimed.coop.br/web/vitoria/noticias/coronavirus-cuidado-com-as-lentes-de-contato-e-os-oculos




sexta-feira, 5 de junho de 2020

Uso de Máscara de Pano durante a Pandemia da Covid-19

Postagem autoral do GGSPAS/TRT24Região

Cuidado com os olhos em tempos de Pandemia da Covid-19
Saúde dos olhos: conheça os principais problemas que podem afetar sua visão
https://gcene.com/wp-content/uploads/2018/07/olhos-860x450.jpg

Uma equipe de médicos e de laboratório da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins divulgou um novo relatório sugerindo que os olhos e a área ao redor deles são perfeitas portas de entrada para novo coronavírus. Até aí, não há novidade, já que sabemos desde o início da pandemia que devemos evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca para não nos contaminar. Mas o estudo ainda descobriu que as lágrimas são fontes de contaminação.
Para chegar a esse resultado, os cientistas estudaram um grupo de 10 pessoas que morreram de causas não relacionadas ao coronavírus e descobriram que seus olhos e a área sob as pálpebras produziam uma quantidade grande de ACE2 – uma enzima conhecida por facilitar a entrada do Sars-Cov-2 no corpo humano. Essa enzima é encontrada em muitos lugares – como na boca e nos pulmões – mas até agora não se sabia que também estavam presentes em quantidades abundantes nos olhos.
“Esses resultados indicam que as células da superfície ocular, incluindo a conjuntiva, são suscetíveis à infecção pelo Sars-Cov-2 e, portanto, poderiam servir como um portal de entrada e também como um reservatório para a transmissão de pessoa para pessoa deste vírus”, disse um dos autores do estudo o médico oftalmologista Lingli Zhou.
Como se isso não bastasse, eles também observaram que nessas áreas existe outra enzima em grandes quantidades, chamada TMPRSS2, que ajuda o vírus a deslizar por nossos poros e vasos sanguíneos.
Na prática, isso que dizer que se alguém infectado espirra ou tosse perto de você e parte dessa gotículas cai sobre seus olhos, o vírus poderá se infiltrar facilmente no seu corpo.
matéria retirada do site: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/olhos-sao-porta-de-entrada-do-coronavirus-e-lagrimas-podem-espalha-lo/