quinta-feira, 10 de outubro de 2024

OUTUBRO ROSA - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA

 


Outubro é reconhecido mundialmente há muitos anos como o Mês da Conscientização sobre o Câncer de Mama. Nesse período especial, abordamos temas relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento moderno do câncer de mama.


O Setor de Qualidade de Vida do TRT 24ª região, se une a essa causa nobre com o compromisso de contribuir para a saúde e o bem-estar das mulheres do Tribunal. Entendemos que a prevenção é a chave para combater o câncer de mama, e é por isso que estamos empenhados em oferecer suporte, informação e serviços de saúde que podem fazer a diferença na vida das mulheres.


MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres no mundo (25%) e a causa mais comum de morte (14%), e as pacientes com câncer de mama representam 36% das mulheres que vivem com câncer. Estima-se que cerca de 1,7 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano. É uma doença heterogênea com diferentes subtipos.

A região geográfica é um fator que modifica significativamente o risco de câncer de mama. Na Polônia, o câncer de mama no século passado tornou-se uma das maiores ameaças à mortalidade prematura entre as mulheres. Homens também podem ter câncer de mama. Estima-se que um em cada 100.000 casos de câncer de mama maligno seja masculino.


O QUE CAUSA CÂNCER DE MAMA?

Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença são complexos, mas fatores relacionados ao estado hormonal da mulher (fatores reprodutivos, idade da puberdade e menopausa, uso de preparações hormonais) parecem ter um impacto fundamental. A incidência de câncer de mama aumenta com a idade. Entre as mulheres com menos de 45 anos, o câncer é raro e a maioria dos casos ocorre em mulheres com mais de 50 anos correspondendo a aproximadamente 80% dos pacientes.


PREVENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DO CÂNCER DE MAMA

Estima-se que, limitando ou eliminando os fatores de risco conhecidos e usando as recomendações, até metade de todos os casos de câncer podem ser evitados.

As causas do câncer de mama nem sempre são claras, por isso é importante prevenir usando as recomendações dos especialistas da área.


OUTUBRO ROSA = PREVENÇÃO

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização para ajudar na prevenção do câncer de mama, porém os mesmos procedimentos são de extrema importância para outras condições em mulheres como por exemplo, o câncer do colo do útero.

No entanto, se estiver pensando em realizar os exames, coloque em sua consciência que existem procedimentos com a mesma efetividade para problemas no útero.

EXAMES PREVENTIVOS


Autoexame

O autoexame não é mais indicado como método exclusivo de detecção do câncer de mama. Quando você confia apenas na palpação do seio, você pode atrasar a identificação do tumor, retardando o tratamento e reduzindo as chances de cura.


Mamografia

A mamografia é o principal exame de rastreamento do câncer de mama, ele permite a visualização interna das mamas. O câncer de mama em estágio inicial geralmente assume a forma de microcalcificações, que na radiografia assumem a forma de áreas brancas, assim como os ossos, porque transmitem muito menos radiação. Quando o câncer está em fase inicial, é muito difícil ser detectado apenas pelo autoexame, por isso a importância de sempre realizar a mamografia.


Ultrassonografia


A ultrassonografia mamária realizada regularmente permite detectar tumores em um estágio inicial, o que afeta significativamente a eficácia do tratamento. Este método também é usado durante o tratamento - para avaliar seu progresso. A ultrassonografia mamária também é realizada quando há suspeita de abscesso mamário, cisto mamário em mulheres lactantes, após lesões mamárias - para detectar um hematoma e avaliar danos, ou antes e depois da cirurgia de correção mamária.


Tratamento


Na oncologia moderna, o chamado tratamento combinado multidisciplinar, que inclui métodos de tratamento local (cirurgia e irradiação) e tratamento sistêmico (quimioterapia, terapia hormonal, terapia alvo molecular, imunoterapia). A escolha de uma estratégia de tratamento adequada depende de muitos fatores prognósticos e preditivos. Os mais importantes são: estágio clínico, subtipo biológico e os resultados de testes moleculares.

A cirurgia continua sendo o método básico de tratamento do câncer de mama. A cirurgia do câncer de mama inclui procedimentos diagnósticos, terapêuticos e reconstrutivos. Após o tratamento cirúrgico, é possível utilizar tratamento adjuvante (radioterapia, tratamento sistêmico). Em comparação com outros tipos de câncer, o câncer de mama tem uma alta taxa de cura. Pessoas com câncer em estágio inicial têm mais chances de serem curadas.


Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.


Fatores Comportamentais/Ambientais:

 Obesidade e sobrepeso, após a menopausa;

Fatores da vida reprodutiva/hormonais:

 Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;

Fatores Hereditários/Genéticos:

Histórico familiar de câncer de ovário, de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos e caso de câncer de mama em homem;

Mulheres com esses fatores genéticos têm risco elevado para câncer de mama. Entre os homens esse tipo de câncer ocorre, porém é raro, representando cerca de 1% do total de casos da doença.


Prevenção:

Além de controlar os fatores de risco comportamentais, todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Olhar, palpar e sentir as mamas no dia a dia ajuda a reconhecer suas variações naturais e a identificar alterações suspeitas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.


Fontes: Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de apoio à saúde da mama- ( FEMAMA)

Instituto Nacional de Câncer- (INCA)


VENHA PARTICIPAR DA NOSSA CAMPANHA!

A unidade móvel  de Prevenção ao Câncer de Mama do Hospital do Amor de Campo Grande MS, estará no estacionamento externo do TRT 24ª região, no dia 16/10/2024 a partir das 7h  às 17h realizando, exames de Mamografias  para mulheres  acima de 40 anos, e Preventivos acima de 25 anos de idade.  









As vagas são limitadas, as participantes deverão apresentar os documentos no  dia do exame. 

Aproveite nossa campanha, realize seus exames, receba dicas fundamentais para sua saúde.


Agendamento para exame de Mamografia ou Preventivo no dia 16/10 no TRT 24

 

·                                

·    Zeli Rodrigues - Assistente Social 

Núcleo de Saúde e Programas Assistenciais
Tribunal Regional do Trabalho 24ª região
3316-1806 / 67 99117-9760