quarta-feira, 14 de agosto de 2024

AGOSTO DOURADO

   

 A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”. No Brasil a campanha de Agosto Dourado é instituída pela Lei Federal n°13.345 de 12 de abril de 2017.  

Entenda a importância do leite materno:

A amamentação é importante para o desenvolvimento do bebê e para sua relação com ele. Todo leite materno é forte, nutritivo e protege contra várias doenças. O colostro é o primeiro leite, tem cor amarelada e é ideal para proteger o bebê nos primeiros dias.

O leite materno é um alimento completo e é recomendado para as crianças até os 2 anos de idade ou mais. Até os 6 meses de idade, deve ser o único alimento, ou seja, seu bebê não precisa de sucos, chás, água, alimento ou outro tipo de leite. O uso desses alimentos antes dos 6 meses pode atrapalhar o aleitamento materno e aumentar o risco do bebê ficar doente.

E existem algumas vantagens da amamentação para a mãe, como: reduzir o risco de hemorragia e anemia no pós-parto, aumenta o contato com o bebê, reduz o risco de câncer de mama, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rápido e ajuda na redução mais rápida do peso.  

Algumas dicas para as mamães: Quanto mais o bebê mamar, mais leite você terá; não estipule horário ou tempo certo para cada mamada; seu bebê sabe quando e quanto necessita mamar; deixe o bebê mamar até esvaziar uma mama, antes de passar para outra; deve amamentar o bebê sempre que ele quiser.

Alguns cuidados com a mama durante a amamentação: Pega correta; massagens e retirada do leite para evitar o empedramento;  A umidade deixa a pele mais frágil então evite o uso de sutiã; usar os protetores específicos (conchas) para deixar a roupa da mãe seca; higienização da área das mamas no banho; No caso de excesso de leite busque alívio em compressas frias ou geladas; ao término da mamada nunca puxe o peito para interromper a mamada, coloque seu dedo mínimo entre o bico e a boquinha do bebê para retirar o vácuo; Contra rachaduras e fissuras, passe o próprio leite no bico e na aréola após cada mamada e deixe os seios secarem livremente.



Fontes: Caderneta da gestante e Ministério da Saúde




Maria Eduarda – Estagiária de enfermagem

Setor de Qualidade de Vida

Núcleo de Saúde e Programas Assistenciais

Telefone: 3316-1806






Nenhum comentário:

Postar um comentário