sexta-feira, 11 de setembro de 2020

                                           Exercícios para os olhos

 

Exercícios simples que podem ser  adicionados ao seu dia-a-dia, e que vão fortalecer e alongar a musculatura que movimenta os seus olhos (Músculos Extrínsecos), a maioria exemplificados pela Dra Tatiana Gebrael, médica oftalmologista, que acredita na melhora das questões visuais naturalmente, agindo não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que é possível ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade.

 

Alongar e fortalecer essa musculatura é um dos passos para regular o tamanho do seu globo ocular, podendo diminuir graus de Miopia e Hipermetropia, diminuir dores e tensões e ajudar na sensação de relaxamento dos olhos.

 

Procure piscar normalmente durante os movimentos, respirar profundo e não tensionar os músculos do rosto.

 

1 – Circulando

Esse é um dos exercícios para os olhos que pode ser feito em qualquer lugar. A atividade é você rodar os olhos como se estivesse formando um círculo com eles. Ou seja: olhe para cima, para o lado, para baixo e para o outro lado, como se uma seta te indicasse o percurso e, assim, formasse uma figura circular. É importante lembrar que você não pode mover o rosto, apenas os olhos.

 



 

2 – Sobe e desce

Ainda sem mover o rosto e apenas movimentando seus olhos, nós vamos mudar a forma. Olhe para cima e para baixo, movimentando os olhos verticalmente. O bom é que esta atividade está na lista dos exercícios para os olhos que você pode fazer em qualquer lugar: desde o horário de almoço no trabalho ou até mesmo antes de dormir.

 



 

3 – De um lado para o outro

Os exercícios para os olhos podem se repetir mudando apenas a direção. Este é um caso! Ele é bem parecido com o anterior, mas você vai movimentar seu olhar da direita para esquerda. E sem movimentar a cabeça, apenas seus olhos.

 



 

4 – Olhos na diagonal

Esse pode parecer um daqueles exercícios para os olhos meio maluco, mas é muito útil. Ainda sem movimentar a cabeça, apenas os olhos, você vai olhar para pontos na diagonal. Ou seja: movimente sua visão para o topo da direita e depois para baixo no lado esquerdo. Após essa atividade, faça o contrário. Se quiser, pode posicionar o dedo nos pontos onde você precisa olhar.

 


 5 – Dedo longe e perto

 

Um dos exercícios para os olhos que ajuda na visão de perto é este. Nesta atividade, posicione o dedo próximo ao nariz e foque seu olhar nele. Depois, estenda o braço, sempre na mesma reta, e volte. Seus olhos precisam acompanhar o dedo.



6 – Faça um 8

Imagine que o ar é uma tela e seu dedo é uma caneta. Com ele, desenhe um oito e faça seu olhar acompanhar o movimento.




7 – Balanço Longo

Afaste um pouco o dedo, deixando-o a mais ou menos 40 centímetros do nariz, com o braço semiflexionado. Foque seu olhar no dedo e vá movimentando o corpo de um lado para o outro. Não tire o foco do seu dedo, mas pisque normalmente.



8 – Tape os olhos

Feche os olhos e os cubra com as palmas das mãos (Pode colocar os cotovelos sobre a mesa). Relaxe e olhe para a escuridão (não é tão sinistro quanto parece). Mantenha essa posição por alguns minutos.


9– Concentração

 

Sente-se ereto. Olhe para a frente. Olhe no ponto entre suas sobrancelhas. Concentre-se no que está vendo por alguns segundos. Então, olhe para frente de novo. Olhe mais uma vez no ponto entre suas sobrancelhas. Faça isso cinco vezes. Depois repita o ciclo completo por três vezes.



10– Massagem

 

Feche seus olhos. Massageie suavemente as pálpebras com movimentos circulares. Pressione levemente. Não tente pressionar muito. Faça dez movimentos circulares, primeiro no sentido horário, depois no sentido anti-horário.



11 - Piscar os olhos

 

Para ficar mais consciente de piscar e melhorar o controle sobre os olhos faça o seguinte exercício: feche um dos olhos e coloque levemente sua mão sobre ele, enquanto pisca suavemente o outro olho. Seu objetivo é não sentir mover o olho que está tampado, enquanto pisca o olho descoberto. Faça com os dois olhos. É difícil no começo, mais quanto mais relaxada, devagar, e consciente for sua piscada, o exercício vai se tornando mais fácil. Se você já tem um olho muito seco por conta de alguma síndrome, vá adicionando os exercícios aos poucos em sua rotina.



Como inserir os exercícios para olhos no dia-a-dia?

 

Exercícios para os olhos podem ser inseridos em momentos simples do dia-a-dia. Como eles não pedem objetos especiais, mas somente suas partes do corpo, você consegue executá-los a qualquer momento. Uma boa dica é inseri-los naqueles minutos de folga. Pode ser tanto na pausa para o almoço como no horário que você chega em casa. Todos os exercícios podem ser feitos com 3 series de 10 a 15 repetições/cada ou por 1 minuto.

 

É importante lembrar que os exercícios para os olhos fazem parte de uma terapia natural para melhora de doenças visuais. Porém, eles não substituem as consultas nem o tratamento com o médico oftalmologista. As atividades são complementares.

 

Aproveite e leve seus olhos para malhar com este treino perfeito!

Fontes:  https://metodoselfhealing.com.br/exercicios-para-os-olhos/

              https://metodoselfhealing.com.br/olho-seco/

Nesses links acima têm os vídeos exemplificando alguns dos exercícios

*matéria autoral do GGSPAS elaborada por Giannine Roberta Marcelino de Souza França - Enfermeira - Técnico Judiciário - Especialidade em Enfermagem - Tribunal Regional do Trabalho 24a. região.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário