sexta-feira, 20 de novembro de 2020

SAÚDE BUCAL : GENGIVA SAUDÁVEL

 

                         https://soniaalves.com.br/wp-content/uploads/2019/04/periodonto.jpg


                         Minha Gengiva está saudável?

Em tempos de pandemia da Covid-19, quando há risco de contaminação ao ir ao Dentista, aumenta a preocupação com a saúde bucal.

A boca é a porta de entrada de várias doenças e inclusive um dos lugares de maior contaminação. Existem sinais de que as coisas podem não estar indo muito bem e  seguindo a linha de raciocínio de que algo pode estar errado, a primeira pergunta a se fazer é: 

                          Minha gengiva está saudável?

Na foto acima, vemos uma gengiva absolutamente saudável. Veja que o Dentista consegue fazer uma sondagem clínica que é colocar o instrumento  chamado de sonda  no  sulco gengival,  o espaço que o fio dental entra, e não há sangramento. A gengiva está firme e não sangra à exploração e o instrumento encontra a resistência de um sulco gengival normal de mais ou menos 3mm. Assim,  o Dentista consegue  avaliar a saúde gengival. 

                      Mas como fazer essa avaliação em  casa? 

Com seu fio dental! O fio dental consegue entrar no sulco gengival e fazer uma pressão necessária para que você faça um pré diagnóstico, que não substitui o feito pelo Dentista, mas que ajuda muito. E a  pergunta a ser feita é: ao passar o fio dental adequadamente sua gengiva sangra? Porque se sangrar, as coisas não estão boas.

Gengiva não pode sangrar. Quando há sangramento é sinal de que houve um acúmulo de bactérias no sulco gengival (que é aquele espacinho, lembra?). Esse acúmulo prolifera  provocando dano à gengiva. Este é o primeiro sinal de Doença Periodontal: A gengivite. A gengiva está inflamada e  doente. E isso é um problema!!!

Muitas pessoas acham que machucaram a gengiva ao passar o fio ou escovar. Mas acredite: a gengiva aguenta o fio. Se aguenta a ponta de um instrumento de metal exploratório quanto mais o fio dental que é macio. Se sangrar com o fio, é sinal de doença.

               Mas então o quê fazer ao sinal de sangramento?

Estabeleça  a passagem do fio dental diariamente e de forma correta. Se em no máximo  03 dias de após estabelecida a rotina correta do uso do fio o sangramento não passar, é sinal de que as bactérias estão fazendo a festa! Estão proliferando, destruindo o tecido gengival, abrindo caminho para atingir o osso e assim destruir o que sustenta seu dente. E nesse caso, vai precisar de ajuda profissional para tirá-las de seu ninho! 

Entra em ação neste momento, o seu Dentista. Só ele vai conseguir, com os instrumentos adequados, fazer o diagnóstico da extensão do problema e solucioná-lo. E isso é sério, pois essas bactérias podem ir parar na corrente sanguínea e causar um dano maior em outros orgãos do corpo!

Então o melhor é a prevenção. Escova e fio dental adequadamente todos os dias. Nada de acúmulo de bactérias na gengiva!

              Lembre-se: gengiva saudável não sangra!

 

*matéria autoral Gabinete de Saúde TRT 24 Região

Silvia Nanci Lourenço de Figueiredo Analista Judiciária - Odontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário