https://www.sindipetroprsc.org.br/site/media/k2/items/cache/be8530058adf85d5a4e7456ae2fbeb32_XL.jpg
Novas atualizações sobre Covid-19
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, decretou toque de recolher em todo o estado, que deverá ser das 22 h às 05 horas da manhã do dia seguinte, a partir do próximo dia 14/12. Só poderão estar nas ruas, no horário citado, pessoas com justificativa de serviços essenciais.
O Decreto foi publicado nesta sexta-feira no 'Diário Oficial' do estado e vale a partir da próxima segunda (14). Medidas foram tomadas para tentar conter o avanço da Covid-19. O decreto é assinado pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), e pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. A vigência é de 15 dias, prorrogável por mais 15.
Sem leitos de UTI disponíveis, Campo Grande tem a maior taxa de ocupação entre capitais do país
Campo Grande superou nesta sexta-feira (11) a ocupação máxima de leitos UTI, chegando a 100,5%. Os dados constam da atualização mais recente presente no Painel Mais Saúde, disponibilizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Assim, a capital de Mato Grosso do Sul tem o pior cenário entre as capitais do país.
Fique em Casa
Neste momento o Fique em Casa, para quem é grupo de risco ou convive com grupos de risco, é extremamente importante. Os profissionais da área de saúde estão sobrecarregados, e o colapso da rede de saude é esperado. Ainda não temos a vacina no Brasil e o que possuímos é a Prevenção. Seguem as recomendações:
Seis regras de ouro para prevenção de Covid-19:
Uso de máscara;
Distanciamento físico de 1,5 metro a 2,0 metros
Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%;
Não participar de aglomerações, como reuniões, festas, confraternização em bares e restaurantes;
Manter ambientes ventilados/arejados;
Paciente com sintomas de “resfriado” ou “gripe” deve ficar imediatamente em isolamento respiratório, pois pode ser Covid-19.
Isolamento Respiratório Domiciliar
https://mimosodosul.es.gov.br/Home/wp-content/uploads/2020/06/unnamed1-360x270.pngTodos os pacientes com forte suspeita clínica forte de Covid-19 e os que tenham confirmação de doença (exame de RT-PCR de nasofaringe positivo) devem ficar em isolamento respiratório domiciliar, contados a partir do primeiro dia de sintomas.
Pacientes com Covid-19 grave, internados em UTI e/ou os imunodeprimidos poderão ter a duração do isolamento respiratório prolongado para até 20 dias, e essa recomendação deve ser individualizada.
Os contatantes próximos, que são as pessoas que tiveram proximidade com pacientes com suspeita ou Covid-19 confirmada sem máscaras, por 15 minutos ou mais e a uma distância menor de 1,8 metro (CDC) também devem ficar em isolamento respiratório por 10 a 14 dias , isso porque o período de incubação é de 2 a 5 dias, podendo no máximo chegar aos 14 dias.
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sugere que os contatantes próximos que permanecem assintomáticos realizem RT-PCR nasal entre 6 e 8 dias depois do último contato com a pessoa infectada por Covid-19. Se o resultado for positivo, o indivíduo deve ficar 10 dias em isolamento respiratório, contados a partir da data do exame.
Pessoas que tiveram a doença devem continuar praticando as medidas de segurança
https://www.congonhas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/Coronav%C3%ADrus-A-pandemia-n%C3%A3o-acabou-01-e1602784493171.png
*materia elaborada pelo GGSPAS de acordo com as seguintes fontes:
https://pebmed.com.br/novas-atualizacoes-e-recomendacoes-da-sbi-sobre-covid-19/
https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/12/11/toque-de-recolher-em-ms-vale-por-15-dias-e-municipio-que-nao-cumprir-o-prosseguir-tera-de-explicar-a-ses-e-ate-ao-mp.ghtml
https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2020/sem-leito-uti-disponivel-campo-grande-tem-maior-taxa-de-ocupacao-entre-capitais
Nenhum comentário:
Postar um comentário