Precisamos compreender que as disfunções orgânicas podem acontecer por diversos motivos e, por isso, as desordens mentais e físicas podem surgir. Consequentemente, os problemas mentais, como o transtorno bipolar, depressão e transtornos de ansiedade, se expressam como um reflexo de fatores internos e externos.
Essas questões não podem ser interpretadas como sinal de fraqueza ou falha de caráter. Elas podem surgir por influência genética ou oriundas de alterações clínicas, sociais e de problemas familiares originados na infância ou na adolescência.
Portanto, é preciso ter cuidado com ideias falsas e que colocam em xeque o trabalho de profissionais capacitados e dedicados à recuperação da saúde mental. São alguns conceitos equivocados:
- Transtorno Mental é sinônimo de Loucura;
- Ter um transtorno mental é sinônimo de fraqueza;
- Pessoas com doença mental não conseguem ter uma vida normal;
- Todos os transtornos psicológicos levam à loucura;
- Pacientes com problemas mentais são todos igualmente imprevisíveis ou perigosos, entre outros.
É importante e necessário combater, o quanto antes, a disseminação desses estigmas e mitos, pois eles colaboram para aumentar a discriminação associada à doença mental. Por conseguinte, muitas pessoas que precisam de orientação ou de tratamento são ignoradas ou desencorajadas à busca de auxílio.
Lembre-se: Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida, então se atente aos sinais e seja gentil com o próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário