sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

 

JANEIRO  BRANCO
 
Estamos no mês do JANEIRO BRANCO, mês que realiza à divulgação, prevenção, tratamento e promoção do bem-estar mental e emocional.

A maioria das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença  Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção em todos as suas vertentes
 

Precisamos compreender que as disfunções orgânicas podem acontecer por diversos motivos e, por isso, as desordens mentais e físicas podem surgir. Consequentemente, os  problemas mentais, como o transtorno bipolar, depressão e transtornos de ansiedade, se expressam como um reflexo de fatores internos e externos.  


Essas questões não podem ser interpretadas como sinal de fraqueza ou falha de caráter. Elas podem surgir por influência genética ou oriundas de alterações clínicas, sociais e de problemas familiares originados na infância ou na adolescência.  


Portanto, é preciso ter cuidado com ideias falsas e que colocam em xeque o trabalho de  profissionais capacitados e dedicados à recuperação da saúde mental. São alguns  conceitos equivocados:  

  • Transtorno Mental é sinônimo de Loucura;  
  • Ter um transtorno mental é sinônimo de fraqueza;  
  • Pessoas com doença mental não conseguem ter uma vida normal;  
  • Todos os transtornos psicológicos levam à loucura;  
  • Pacientes com problemas mentais são todos igualmente imprevisíveis ou perigosos,  entre outros.  

É importante e necessário combater, o quanto antes, a disseminação desses estigmas e  mitos, pois eles colaboram para aumentar a discriminação associada à doença mental. Por conseguinte, muitas pessoas que precisam de orientação ou de tratamento são  ignoradas ou desencorajadas à busca de auxílio.  


Lembre-se: Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida, então se atente aos sinais e seja gentil com o próximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário