segunda-feira, 18 de abril de 2022

ABRIL VERDE

 

SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR

 É no meio ambiente de trabalho que o ser humano consegue desenvolver seu potencial e um meio ambiente adoecedor traz muitos prejuízos. Os aspectos do adoecimento do trabalhador vão além da  relação de trabalho e alcançam o coletivo  destacando desta forma  a importãncia  dos serviços de saúde dentro das empresas pelas notificações de acidentes de trabalho que tanto interessam às políticas que serão implementadas para diminuir o adoecimento do trabalhador. As questões ambientais do trabalho  fazem parte da  saúde pública e quando falamos em saúde mental temos que caracterizar a completude de bem estar e o trabalho deve cooperar para essa completude e jamais ser um lugar de adoecimento.  É no ambiente de trabalho que passamos muitas horas do dia. Nossa saúde mental  precisa de atenção em todas as políticas de saúde.

 A subnotificação do adoecimento mental do trabalhador é um problema  que precisa ser solucionado porque os registros da Previdência e Ministério da Saúde muitas vezes não coincidem e isso é alarmante pois  as políticas publicas serão feitas em cima das notificações do Ministério da Saúde. No estado do MS existe uma discrepância considerável e é  muito importante gerar dados que reflitam a realidade para que a sensibilização dos gestores de saúde acerca das abordagens em saúde aconteçam. A invisibilidade das doenças mentais no trabalho colaboram para a subnotificação e muitas vezes o estigma no ambiente é tão grande que os trabalhadores se calam e sofrem sozinhos.

A partir de 2019 passou a ser registrado o sofrimento mental do trabalhador e não só o adoecimento mental. Isso aumenta consideravelmente as notificações e é bom,  porque não precisa de um diagnóstico de transtorno para notificar prejuízo na saúde mental do trabalhador. A saúde mental do trabalhador é muito mais que transtornos pontuais  e precisamos tratar os indivíduos pensando na coletividade do trabalhador para que a prevenção à saúde mental no ambiente do trabalho aconteça de forma satisfatória.

O ambiente deve ser um promotor de saúde mental e os trabalhadores também podem cooperar individualmente para isso pois trabalhadores saudáveis geram ambientes saudáveis.  As ações de saúde mental no trabalho precisam ser coletivas para que o ambiente seja promotor de saúde como um todo.  Há a  necessidade de políticas coletivas que criem solidariedade entre os pares para que o trabalhador que sofre a doença mentalmente pelo ambiente de trabalho seja ouvido e que  a notificação de seu sofrimento funcione como agente multiplicador de conscientização e não como agente reforçador de estigmatização. Os trabalhadores se calam e vão se acostumando ao ambiente de trabalho adoecedor. Existe uma necessidade primordial de notificação do sofrimento mental no trabalho para que a saúde integral do trabalhador seja fortalecida como Política de Saúde Nacional. A visibilidade da doença mental que adquirimos na pandemia não pode ser perdida e nunca foi tão necessária. a necessidade de um serviço de saúde fortalecido para questão da saúde mental do trabalhador é imperativa e primordial.



https://www.sodexobeneficios.com.br

 


https://tangerino.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/02/dicas-para-saude-mental-no-trabalho.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário