quarta-feira, 29 de junho de 2022

ALONGAMENTO NO TRABALHO

 

Como iniciar o alongamento? Respire suavemente, alongue os músculos por 10 a 15 segundos de forma lenta e calma, mantendo sempre uma boa postura. Não se apresse! Também é errado prender a respiração nos alongamentos.

 

1. Inicie o alongamento esticando as pernas, os braços e as costas. Como se estivesse espreguiçando.

 

2. Para alongar o pescoço, incline a cabeça para frente, para trás e para os lados na direção dos ombros. Tente manter cada posição por no mínimo 10 segundos.

 

3. Entrelace os dedos e vire as palmas das mãos para fora, acima da cabeça, enquanto estica os braços. Mantenha os cotovelos abertos para os lados e a parte superior do corpo ereta.

 

4. Com a mão direita, segure o braço esquerdo, logo acima do cotovelo. Procure olhar sobre o ombro esquerdo, empurre o cotovelo na direção do ombro oposto até sentir um alongamento suave. Repita o movimento com o outro lado.

 

5. Erga os ombros em direção às orelhas até sentir uma leve tensão no pescoço e ombros. Mantenha por 3 a 5 segundos. Relaxe os ombros, deixando-os voltarem à posição normal.

 

6. Empurre as escápulas (omoplatas) uma na direção da outra, para criar uma sensação de tensão na parte superior das costa. Mantenha por 5 segundos e relaxe.

 

7. Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Em seguida puxe a palma da mão em direção ao antebraço. Repita o movimento com o outro braço.

 

8. Mantenha as duas pernas afastadas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros e o pescoço tentando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte devagar à posição inicial e respire normalmente.

 

Faça isso por, pelo menos, 10 minutos por dia e dê adeus às suas tensões.

 

 Fonte:

https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/espaco-zen/8-dicas-de-alongamento-no-trabalho

 

 


segunda-feira, 20 de junho de 2022

JUNHO VERMELHO E JUNHO VERDE

 


 

Junho Vermelho – Doação de sangue


https://www.hemosul.ms.gov.br

 Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data promovida pela ONU em 2005.

O mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.

Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.

https://www.radiocacula.com.br


Junho Verde – Prevenção do meio ambiente


https://images02.gruposinternet.com.br

O Dia Mundial do Maio Ambiente é comemorado em 05 de junho e, por isso, as ações nesse mês são voltadas para conscientização e prevenção do meio ambiente.

E neste ano temos que comemorar: O Plenário do Senado aprovou,  no dia 07 de junho de 2022 o projeto de lei que institui o Junho Verde, campanha de conscientização ambiental que será conduzida pelos poderes públicos junto a escolas, empresas, igrejas e comunidades indígenas (PL 1070/2021). O texto segue para sanção presidencial, após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados.

A campanha será inserida na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795, de 1999), dentro da chamada educação ambiental “não-formal” — as práticas voltadas a sensibilizar a coletividade e convocá-la a participar ativamente da defesa do meio ambiente.

Segundo o projeto, o Junho Verde será promovido pelos governos federal, estaduais e municipais em parceria com os vários núcleos da sociedade civil: escolas e universidades, empresas e comércio, igrejas, comunidades tradicionais, populações indígenas e entidades em geral.

https://leiladovolei.com.br/wp-content/uploads/2020/09/junho-verde-logo.png


São 16 iniciativas listadas no projeto, tais como:

·        Divulgação de informações sobre o estado de conservação dos biomas brasileiros

·        Uso de espaços públicos urbanos e turismo sustentável

·        Conscientização para consumo, reciclagem, uso de água

·        Educação sobre a legislação ambiental brasileira

·        Inovação ambiental por meio da biodiversidade nativa

·        Preservação de culturas tradicionais

· Debates sobre economia de baixo carbono, mudanças climáticas, degradação ambiental

·        Formação de consciência ecológica cidadã


O Junho Verde deverá incorporar o conceito de “ecologia integral”, que se refere à intersecção de preocupações sociais e humanas com o pensamento ecológico.


https://pbs.twimg.com/media/D8PzFz1XkAAWeyy.jpg

*Fontes: 

Agência Senado

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/07/senado-aprova-campanha-junho-verde-para-conscientizacao-ambiental

https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/junho-vermelho-mes-de-conscientizacao-para-a-doacao-de-sangue