Ginástica Laboral no Trabalho Remoto em tempos de Covid-19
Ficar muito tempo trabalhando na mesma posição leva à fadiga muscular, fadiga mental e pode acarretar em lesões por esforço repetitivo, como no caso de longas jornadas com digitação. Daí a importância da Ginástica Laboral para pausas com qualidade. A ginástica laboral é um conjunto de exercícios que são executados no local de trabalho e foi introduzida no ambiente do trabalho para trazer prevenção, saúde e rotina de trabalho saudáveis, com o objetivo de minimizar as chances de desenvolvimento de algumas lesões que possam causar problemas.
Os exercícios duram, em média, entre 5 e 15 minutos e devem ser realizados periodicamente no ambiente de trabalho, servindo também como uma pausa de descanso entre as atividades.
Agora na pandemia, onde a maioria do trabalho está sendo feito remotamente, é muito importante atentar para o fato de que as pausas devem ser feitas e os exercícios também, principalmente de alongamento.
Vejamos alguns exemplos que podem se realizados, lembrando sempre de seguir as orientações:
- Os alongamentos devem ser realizados antes de começar a jornada e nas pausas.
- Separe pelo menos 10 minutos de pausas a cada hora trabalhada.
- Faça pausa com qualidade.
- Os movimentos não podem ser rápidos. Devem ser suaves.
- Alongar até sentir uma resistência suave, não dor. Alongamentos não são para provocar dor e sim para aliviar as dores. Se sentir dor, procure o médico.
- O ideal seria manter a posição de alongamento por pelo menos 20 segundos. Se não conseguir, vá aumentando gradativamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário